Natural da pitoresca cidade de São Paulo, o jovem Marquinhos nasceu em 1994 e seu destino como estrela em ascensão no mundo do futebol já começava a tomar forma. Com apenas talento e treinamento duro na base, Marquinhos subiu rapidamente na hierarquia, tornando-se um jogador de primeira linha. Vale ressaltar que com apenas 18 anos Marquinhos atraiu a atenção de vários clubes, mas assinou contrato com o clube italiano Roma, que o comprou por uma bela quantia de 5,7 milhões de euros, apesar de ter jogado pouco pelo seu clube de infância “Corinthians”. No ano seguinte, o brasileiro fez uma transferência impressionante para o Paris Saint-Germain por impressionantes € 31,4 milhões.
Jogando no centro da defesa ou na lateral direita, sua estabilidade e conhecimento tático fazem dele um trunfo fácil para qualquer equipe.
O museu de troféus de Marquinhos já possui um acervo impressionante, incluindo a prestigiada Copa Libertadores (2012), dois títulos da liga (2013/14, 2014/15), duas Copas da Liga Francesa (2013/14, 2014/15), duas Supercopas da França . (2014, 2015) e a Taça de França (2014/15) comprovam as suas excelentes estatísticas nos clubes europeus.
Em sua única temporada (2011-12) no Corinthians, o jovem e versátil Marquinhos fez 14 partidas, mas seu impacto defensivo foi inestimável, desempenhando um papel vital na conquista da prestigiada Copa Libertadores. Embora não tenha marcado gol nem dado assistência no placar, sua dedicação ao desenvolvimento de talentos foi evidente, valendo-lhe 2 cartões amarelos, mas nenhum vermelho durante todo o evento.
A tão esperada mudança de Marquinhos para o cenário do futebol europeu em 2012 o levou a ingressar no lendário clube italiano Roma, onde fez 30 partidas na temporada 2012–13. Embora suas estatísticas individuais não incluíssem gols ou assistências, suas atuações consistentes e bem coordenadas como zagueiro lhe renderam 4 cartões amarelos, mas ele conseguiu evitar ser demitido durante sua passagem pela equipe de Roma.
Desde 2013, o talentoso Marquinhos é um membro fiel e integrante do clube francês Paris Saint-Germain, fazendo mais de 300 partidas pelo clube. Nessa longa e vitoriosa passagem, teve importante impacto nas conquistas da equipe, marcando 25 gols e dando 15 assistências, além de receber 35 cartões amarelos e 2 vermelhos durante sua gestão. O seu papel fundamental no sucesso sustentado do PSG, que inclui vários triunfos na Ligue 1, vitórias na Taça de França e fortes desempenhos na prestigiada UEFA Champions League, faz dele uma peça importante.
Marquinhos fez sua primeira internacionalização pelo Brasil em 2013 e desde então tem representado seu país de forma brilhante, fazendo mais de 70 partidas pela Selesão, marcando 5 gols e dando 3 assistências. No cenário internacional, recebeu 8 cartões amarelos, mas conseguiu evitar a expulsão com o vermelho, mostrando disciplina e contenção em campo de futebol. Seu currículo na seleção inclui participações em torneios de prestígio como a Copa América e a Copa do Mundo FIFA.